domingo, 16 de novembro de 2008

Aurora Boreal

Também designada aurora polar ou austral, é a iluminação intensa das camadas superiores da atmosfera, observada principalmente nas regiões sub-polares.

Uma aurora boreal é produzida quando partículas carregadas (protões e electrões) provenientes do Sol, são guiadas pelo campo magnético da Terra e incidem na atmosfera terrestre próxima dos pólos. Quando estas partículas chocam com os átomos e moléculas de oxigénio e azoto que constituem os componentes mais abundantes do ar, parte da energia da colisão excita esses átomos a níveis de energia tais que quando se “desexcitam” devolvem essa energia sob a forma de luz visível.
Conforme este fenómeno ocorre no hemisfério norte ou sul assim se chama boreal ou austral.

O que determina a cor de uma aurora boreal?

As auroras têm formas, estruturas e cores diversas que se alteram rapidamente com o tempo. A actividade pode durar desde alguns minutos até horas.

As cores que vemos nas auroras dependem da espécie atómica ou moléculas que as partículas do vento solar excitam e do nível de energia que esses átomos e moléculas alcançam.

O oxigénio é responsável pelas cores verde/amarelo das auroras, enquanto que o azoto é responsável pelas cores vermelho/rosa.



Sem comentários: