quinta-feira, 25 de novembro de 2010

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Fórmula de Deus

Um dos livros que aqui recomendo é "A Fórmula de Deus",  de José Rodrigues dos Santos. Não só por ser um excelente instrumento de divulgação científica, pois baseia-se nas últimas e mais avançadas descobertas científicas nos campos da física, da cosmologia e da matemática, mas também por nos transportar numa fantástica viagem de descoberta à essência do Universo e ao sentido da vida.
Por isso, não posso deixar de destacar o vídeo de divulgação com a explicação pelo próprio autor. A não perder.



Nota: A revisão científica esteve a cargo de Carlos Fiolhais,  Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

"Matemágica"

O matemático Arthur Benjamin, combina o seu amor pela matemática e pela magia resultando em... "Matemágica".  
A não perder este fabuloso show em que Arthur Benjamin corre contra uma equipa de calculadoras para calcular quadrados de três algarismos, resolve outra enorme equação mental e adivinha algumas datas de aniversários. Como é que o faz? Ele vai dizer. Extraordinário.

Conferência TED em Fevereiro de 2005, por Arthur Benjamin.
(Legendado em português).

P.S. Obrigada Pedro pela dica!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Teoria das cordas, por Brian Greene

O físico Brian Greene, um dos mais célebres cosmologistas da actualidade, explica de modo brilhante e acessível a Teoria das cordas (ou Teoria das supercordas).

Os novos princípios matemáticos utilizados nesta teoria permitem aos físicos afirmar que o nosso Universo possui 11 dimensões: 3 espaciais (altura, largura e comprimento), 1 temporal (tempo) e 7 dimensões recurvadas (sendo a estas atribuídas outras propriedades como massa e carga eléctrica, por exemplo), o que explicaria as características das forças fundamentais da natureza.

A Teoria das cordas materializa o sonho de Albert Einstein de criar uma teoria única para explicar o Universo.


 Conferência TED em Fevereiro de 2005, por Brian Greene.
(Legendado em português).